top of page
Fábulas Instantâneas (2023 - )

Waits at the window

Wearing the face that she keeps

in a jar by the door. Who is it for?

Trecho de Eleanor Rigby, de Lennon e McCartney

 

 

A série de pinturas Fábulas Instantâneas é um comentário sobre um hábito contemporâneo, do qual não me eximo: a postagem de retratos e autorretratos em mídias sociais.

A vontade de deixar marcas na sociedade em que se vive, através de retratos, não é, absolutamente, novidade alguma: já há séculos, a História da Arte é povoada por representações para a posteridade, nas quais os retratados vestem suas melhores roupas e identidades, na forma de gestos, penteados, objetos e cenários escolhidos para dizerem ao mundo a que vieram (ou a que gostariam de ter vindo...). Nos retratos, há centenas de anos e também agora, somos virgens, mães, líderes onipotentes, pensadores inteligentes, impávidos rebeldes; somos as máscaras que escolhemos usar, como uma Eleanor Rigby carente, vestindo uma face para esperar na janela ser notada por alguém.

A partir de identidades que as pessoas criam para si, em retratos instantâneos rigorosamente selecionados para que se tornem públicos, crio, em pinturas, uma segunda identidade fabular, abordando, assim, a autoafirmação nossa de cada dia: postados, curtidos, comentados.

Priscilla Pessoa

bottom of page